O que fazer quando seu voo é cancelado?

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O guia para os passageiros de companhias aéreas.

 

Quando um voo é cancelado, imediatamente nasce um sentimento de frustração e estresse para os passageiros. No entanto, é essencial conhecer seus direitos e saber quais medidas tomar para resolver o problema naquele momento, sem desesperar-se.

 

Neste artigo elencamos algumas orientações de acordo com as regulamentações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para que você consiga tomar algumas providências diretamente com a companhia aérea, para garantir a proteção dos seus direitos e conseguir resolver o problema.

 

1. Mantenha a calma e busque informações

Ao receber a notícia do cancelamento do voo, a primeira coisa que se deve fazer é manter a calma.

Procure um funcionário da companhia aérea ou dirija-se ao balcão de atendimento para obter informações sobre o motivo do cancelamento e as opções disponíveis para reacomodação.

 

2. Verifique se a Cia aérea oferece alguma das alternativas abaixo

 

A – A reacomodação em outro voo: o reagendamento para o próximo voo disponível, em uma data conveniente para o passageiro; ou em alguns casos, um voo de outra companhia aérea, sem custo adicional a ser pago pelo consumidor.

 

B – Reembolso integral: Caso o voo seja cancelado e não haja uma opção de reacomodação adequada, o passageiro tem o direito de solicitar o reembolso integral do valor pago pelo bilhete.

 

C – Assistência material: Se o cancelamento resultar em espera prolongada, a companhia aérea é obrigada a fornecer assistência material. Isso significa oferecer comunicação (telefone, internet), alimentação adequada e, se necessário, acomodação (incluindo transporte entre o aeroporto e o local de hospedagem).

 

Caso a assistência não seja oferecida espontaneamente, exija-a dos representantes da companhia aérea e, caso não o façam, registre a negativa para poder pleitear no futuro.

 

3. Documente tudo

 

Mantenha registros detalhados de todas as comunicações, incluindo datas, horários, nomes dos funcionários da companhia aérea e as informações fornecidas.

 

Guarde todos os documentos relevantes, como bilhetes de embarque, recibos de despesas extras e comprovantes de comunicação.

 

Esses registros serão úteis caso precise buscar assistência legal posteriormente, na justiça.

 

Se você enfrentar dificuldades para resolver a situação diretamente com a companhia aérea, é recomendável buscar a ajuda de um advogado para poder orientá-lo sobre seus direitos, mediar com a companhia aérea em seu nome e, se necessário, tomar as medidas legais adequadas para resguardar seus direitos.

 

Estamos à disposição.

 

Maria Louísa Martins Carvalho

Advogada do CS-Law Advocacia Empresarial

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