O que é avaliação dos riscos nos contratos?

Compartilhe Esta postagem

Se tem algo que aprendi ao longo da minha jornada é que no mundo dos negócios a prevenção é muito mais importante do que a “correção” dos problemas.

 

Isso faz ainda mais sentido quando falamos sobre a assinatura de contratos.

 

Muitas vezes na animação que antecede a celebração de um contrato as partes esquecem-se de avaliar os riscos antes de assinar o documento.

 

Por isso a avaliação de riscos antes de assinar os contratos é a verdadeira proteção do empreendedor moderno.

 

No artigo de hoje vamos falar sobre alguns pontos que merecem atenção antes da assinatura do contrato.

 

– A Armadilha dos Termos Escondidos ou Omissos:

 

Quantas vezes você já ouviu falar de alguém que assinou um contrato e só depois descobriu termos que pareciam estar escondidos ou que não tinham sido informados de propósito?

 

Isso é mais frequente do que pensamos.

 

Imagine um termo de confissão de dívida que, após a assinatura, verifica-se não ter indicado prazo para retirada do nome do devedor dos cadastros de inadimplência. Ou, ainda, tenha colocado uma multa alta para descumprimento em uma cláusula nas entrelinhas no final do contrato.

 

Se as partes tivessem avaliado os riscos anteriormente, teriam evitado esse sufoco.

 

– O Custo Oculto:

 

Um empresário experiente sabe que nem tudo que brilha é ouro, e a mesma analogia vale para contratos.

 

Há casos em que acordos escondem custos adicionais que não são evidentes a “olhos nus”.

 

Por exemplo, um contrato de fornecimento que, ao ser analisado cuidadosamente, revelou taxas extras ou frete abusivo que poderiam ter sido evitadas com uma avaliação detalhada e minuciosa do negócio.

 

– Do Legal ao Reputacional:

 

Lembra daquela empresa que, inadvertidamente, se viu associada a práticas questionáveis de mercado, por não ter avaliado um contrato de parceria?

 

Isso pode manchar uma reputação construída há anos, simplesmente por não verificar previamente as práticas adotadas pelo parceiro comercial.

 

Ignorar a análise de riscos pode levar a implicações legais, mas também à perda de reputação, algo que vale muito mais do que dinheiro.

 

Empresários inteligentes sabem que a reputação de uma empresa é um ativo valioso e, muitas vezes, extremamente frágil. Dai a importância de avaliar previamente a outra parte contratual antes de assinar um negócio jurídico.

 

– A História dos Prazos e Compromissos:

 

Atuamos em um caso no qual uma empresa, empolgada com uma oportunidade de expansão e crescimento, assinou um contrato sem entender completamente os prazos e compromissos, na ânsia de ampliar o negócio.

 

Resultado: a empresa não conseguiu cumprir alguns dos termos do contrato, por não ter avaliado os riscos antes, o que fez com que tivesse que pagar penalidades financeiras significativas e que impactaram no caixa.

 

Isso poderia ter sido evitado com uma avaliação de riscos criteriosa.

 

– A Segurança do “Cinto” Empresarial:

 

Assim como usamos cinto ao dirigir um veículo para prevenir lesões em caso de acidentes, a avaliação de riscos é a proteção do empreendedor moderno.

 

É a diferença entre navegar nos mares dos negócios com uma bússola confiável ou se perder em águas desconhecidas.

 

Por isso, empresários, não subestimem ou menosprezem o poder de uma avaliação de riscos sólida e eficaz.

 

É o investimento mais inteligente que você pode fazer para o futuro do seu negócio.

 

Nosso intuito é trazer informação e conscientização para que seja possível construir uma comunidade mais informada, fomentando os negócios empresariais.

 

Lembre-se, não assine um contrato no escuro ou na emoção.

 

Avalie os riscos e mantenha o leme do seu navio empresarial firme na direção do sucesso!

 

#AvaliacaoDeRiscos #ContratosEmpresariais #PrevencaoNoEmpreendedorismo #direitocivil #contratos #direitoempresarial #empreendedorismo #empresarios

 

 

 

Por Camila Soares

Sócia fundadora CS Advocacia Empresarial

Postagens relacionadas