O QUE NÃO PODE FALTAR EM UM BOM CONTRATO?

Compartilhe Esta postagem

Todo bom contrato precisa conter algumas cláusulas essenciais para trazer segurança aos clientes.

Muitos empresários tem a falsa sensação de que um contrato pode afastar a contratação ou fechamento do negócio. A verdade é que além de trazer mais profissionalismo e seriedade para a empresa, estará te protegendo em relação a uma série de situações futuras que podem surgir.

Já ouviram aquele ditado “o combinado não sai caro”? Representa a importância do contrato.

Por isso hoje vamos trazer 3 cláusulas principais que jamais podem deixar de existir em um bom contrato. Vamos lá?

  1. Confidencialidade:

Já imaginou ter uma informação ou segredo do negócio divulgado sem sua autorização?

Não seria nada agradável, não é mesmo? Por isso existe a cláusula de “sigilo” que vai proteger as informações divulgadas entre as partes, por um período específico e o que pode ocorrer se houver o vazamento dessa informação.

  • Inadimplência:

Na hora da contratação tudo são flores. Porém, com o tempo, as partes podem deixar de cumprir com o que foi contratado e, especialmente se não tiver sido colocado tudo no papel, vai ser difícil exigir o adimplemento.

Para isso é importante colocar algumas punições caso haja o descumprimento das cláusulas por uma das partes, como multa, suspensão do serviço ou rescisão do contrato, como forma de não deixar aquela pessoa que cumpriu com sua parte “na mão”.

  • Obrigações:

Por fim, mas não menos importante, temos a necessidade de esclarecer bem as obrigações das partes contratantes.

Um contrato vai muito além da troca de um serviço/produto por um preço. Embora haja uma obrigação de fim, as obrigações de meio também são importantes para poder ter clareza no caminho, atingindo o objetivo final contratado.

Por isso é essencial colocar ponto a ponto o que deve ser cumprido pelas partes, conforme expectativas alinhadas, trazendo segurança sobre o objeto que será executado.

E então? Seus contratos apresentam essas cláusulas ou você ainda está desamparado nesse sentido?

Busque um profissional para poder te auxiliar na redação de um bom contrato para ter tranquilidade em relação aos passos do seu negócio.

Estamos à disposição caso necessitem agendar uma consulta.

Camila Soares Gonçalves

Sócia do Camila Soares Sociedade de Advocacia

Postagens relacionadas

Como a LGPD pode afetar o seu negócio

Toda empresa coleta dados, seja de funcionários, parceiros, fornecedores ou clientes. Entretanto, segundo pesquisa realizada pela BluePex, apenas 4% (quatro por cento)[1] das empresas de